Prezadas e Prezados!
Ontem assisti um pronunciamento, de aproximadamente 6 (seis) minutos de duração, na Câmara dos Deputados, feito pelo Deputado Federal Alceni Guerra, do Partido Democratas, do Estado do Paraná.
O Deputado Alceni falou sobre sua visita à Buenos Aires – Argentina, na companhia de outro colega da Casa a um Psiquiatra, cujo nome me foge no momento. Segundo o Parlamentar trata-se de um dos maiores especialistas no trato dos problemas da dependência química, especialmente da dependência ao Crak.
Afirmou o Deputado que ouviu do Especialista a afirmativa de que os Políticos brasileiros não sabem lidar com o problema da dependência química. Tratam-na como um problema social, quando o problema é de saúde pública.
Precisou ir a Buenos Aires ouvir o que a CNBB, através da Pastoral da Sobriedade, espalhada em inúmeras Paróquias no Brasil, e cuja sede nacional é em Curitiba, Cidade do Deputado, afirma, baseada em números reais a mesma conclusão.
E ainda com o pensamento no discurso de ontem, do Deputado Alceni Guerra, leio, hoje, na Folha Online, a não menos preocupante notícia a seguir:
“24/02/2010 - 12h43
Abuso de remédios cresce no mundo e supera uso de drogas, diz ONU
da Reutersda Folha Online
O uso abusivo de remédios prescritos cresce rapidamente no mundo todo, e o número de viciados em medicamentos já supera o de usuários de cocaína, heroína e ecstasy combinados. O alerta foi feito pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), da ONU, que divulgou hoje um relatório sobre drogas em Viena (Áustria).
Veja aqui o relatório completo da Jife.
"As pessoas tendem a achar que o abuso de medicamentos prescritos é apenas um uso inadequado de substâncias para tratar problemas de saúde. Mas esses incidentes são frequentemente resultado de um vício que pode ser tão letal como a dependência de drogas como a heroína ou a cocaína", diz o documento.
Produção de cocaína diminui na América do Sul, diz relatório da ONUONU alerta para aumento de laboratórios de drogas no Brasil
A Jife afirmou que a morte de diversas celebridades no ano passado, como o cantor Michael Jackson, chamaram a atenção para o uso exagerado de remédios prescritos. Nos Estados Unidos, país do cantor, 6,2 milhões de pessoas abusaram destes medicamentos em 2008, perdendo em número apenas para o consumo de maconha.
A tendência, contudo, está se espalhando por todo o mundo nos últimos anos, segundo Hamid Ghodse, diretor do Centro Internacional de Política de Drogas da Universidade St George, em Londres, e um dos autores do relatório.
"[O abuso] precisa ser combatido urgentemente", alerta Ghodse, que ressaltou a dificuldade em se conseguir dados sobre o uso abusivo de farmacêuticos, que é um "problema escondido".
O relatório afirma que, na Alemanha, entre 1,4 milhão e 1,9 milhão de pessoas são viciadas neste tipo de droga. Já no Canadá, entre 1% e 3% da população abusam dos chamados opioides.
Em vários países europeus --como França, Itália, Lituânia e Polônia-- a porcentagem de estudantes que revela usar sedativos ou tranquilizantes fica entre 10% e 18%.
O consumo é alimentado, segundo a Jife, é por farmácias ilegais na internet que vendem remédios roubados por todo o mundo. A Jife pediu aos países que monitorem mais de perto as farmácias on-line ou que as fechem.”
Contudo fica uma esperança, o Deputado falou que fará tudo para que seja formada uma comissão para elaborar um Projeto de Lei para cuidar melhor do assunto.
Deputado Alceni Guerra, informo que no próximo dia 06 de Março, estaremos reunidos no Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Campo Limpo – São Paulo – SP., na sede do CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Ensino Popular de Campo Limpo e, por incrível que pareça já consta na pauta a formação de um Movimento para a criação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, com o objetivo de tratar do tema. Poderemos caminhar juntos neste que é, inquestionavelmente, o mais árduo dos desafios.
Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário