domingo, 18 de julho de 2010

COMPORTAMENTO HUMANO "ZERO"

Prezadas e Prezados!
São Paulo e o Brasil lamentam a morte do Dr. Luis Roberto Barradas Barata, ex-Secretário da Saúde do Estado e ex-Assistente do Ministério da Saúde.
Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, nos bons tempos de trabalho na indústria farmacêutica, em visitas à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Sempre reservou excelente atendimento e atenção para conosco. Devemos muito ao Dr. Luis Roberto Barradas Barata.
O mundo tem, fruto da criatividade humana dada por Deus, este moderno meio de comunicação - INTERNET - que deve ser colocado aos bons serviços que se pode prestar à humanidade. Contudo, há pessôas que parece não se julgam humanas, mas sim alienadas aos mais reprováveis sentimentos. É o caso a seguir. Leiam:

"30 Ribamar Bianchini
18 DE JULHO DE 2010 10H 17 DENUNCIAR ESTE COMENTÁRIO
A saúde de São Paulo na gestão SERRA está tão ruim que nem o secretário da pasta foi poupado, lamentável esses 16 anos tucanos, desmontaram tudo que o estado tinha, bandidos controlam as cadeias, educação com profissionais sem aumento a 10 anos, saúde caótica, aparelhamento da TV Cultura com profissionais sendo perseguidos e demitidos por SERRA, pedágios custando o olho da cara e ainda não querem ouvir falar do desmonte, acorda povo paulista!!!"

Esta imbecilidade está no "Estadao.com.br", nos comentários, diga-se, não do estadao.com.br, mas do ilustre Sr. Ribamar Bianchini, que provavelmente não aprendeu o que é respito à dignidade da pessoa humana.

Mas, como ensuna Jesus Cristo, em Mt. 11, 28: "Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, eu lhes darei descanso", os que carregam o fardo que deve ser o mencionado cidadão, têm o conforto naquele que nos salvou.

Desculpem o desabafo, mas não podemo-nos calar diante de tamanha oportunismo politiqueiro, de última categoria. Contudo, como somos cristãos, perdoamos as sandices do mencionado cidadão. O Dr. Luis Roberto é MAIOR que essas "coisinhas" esdrúxulas e reprováveis.
Abraços.
Manoel Humberto Luis Moreira

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lula e Fernando Henrique

O candidato à Presidencia da República, José Serra, afirmou, hoje, em entrevista a uma emissora de rádio, na cidade de Caruarú - PE., que Lula e Fernando Henrique são mais parecidos do que parece.
À análise de algumas atitudes de ambos, tem fundamento a afirmativa do candidato José Serra.
Convence-me em um ponto, para não me alongar com outros. O candidato Serra citou a reforma política, para compará-los.
Contudo, atrevo-me a afirmar a "excrescência", chamada Fator Previdenciário. Fernando Henrique assinou sua introdução. Foi execrado por Lula e pelo seu PT. Entretanto, Lula teve a oportunidade, dada pelo Poder Legislativo, por várias semanas na exclusiva dependencia de sua atitude e preferiu vetar sua extinção ao invés de sancioná-la.
Portanto, pode-se afirmar que se Lula disse que herdou uma herança maldita de Fernando Henrique, o Serra já prevê que, se eleito, terá sua Herança maldita.
De quem?
Do Lula.
Assim, realmente eles são mais parecidos do que parece.
Tem razão o candidato Serra.
Abraços.
Manoel Humberto Luis Moreira

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Respeitar as instituições é fundamental

Prezados e Prezadas!
Ao captar uma frase na justificativa do voto do Ministro Marco Aurélio de Mello, do TSE, que condenou, PELA SEXTA VEZ, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, por fazer ropaganda eleitoral antecipada, sinto que se torna necessário maior reflexão sobre a postura do verdadeiro Estadista, ocupante do mais importante cargo político do Brasil, quanto a sua participação no processo eleitoral.

De se entender que a instituição Presidência da República não deveria se envolver em campanha eleitoral. Ainda mais ignorando a Lei Eleitoral; quando se sabe que esta Instituição tem, também, o dever de respeitá-la.

Portanto, O Presidente da República tem, sim, o direito de dizer que tem candidato ou candidata a qualquer cargo eletivo, contudo, não poderia se envolver na campanha eleitoral desses candidatos como se estivesse apoiando candidatos ou candidatas à presidência de um sindicato ou de um clube de futebol.
Razão que me leva a afirmar que, tem, sim, razão o Ministro do TSE ao afirmar no seu voto:

“A candidata está a tira colo do presidente. (…) É tempo de levar a sério o Tribunal Superior Eleitoral”.
(Ministro Marco Aurélio de Mello).

A assertiva está na necessidade de se zelar pela imagem da Instituição Presidência da República e pelo recíproco respeito e dever constitucional entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em manterem-se harmonica e independentemente entre si.

Falo com a amis absoluta independencia, pois, sou um apartidário. Cultuo a consciencia de cidadão comprometido com o melhor para o nosso Povo e para o Brasil.

Manoel Humberto Luis Moreira

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Olhemo-nos primeiro.

Prezados e Prezadas!
Retomo as postagens após longo período de ausência.
Para tanto, nada melhor do que retomar as publicações com reflexões diárias da CNBB sobre as leituras diárias e sua adequação ao nosso cotidiano. Tenhamos a certeza de que somos destinatários do seu conteúdo.

"Reflexão - Mt 7, 1-5
A maioria das pessoas está mais preocupada com os pecados dos outros do que com os próprios, sempre apresentando o argumento de que os pecados dos outros são mais graves e exigem uma maior preocupação. O trabalho de transformação do mundo deve começar pela transformação e pela conversão pessoal. Se cada pessoa estivesse realmente preocupada com a própria conversão e de fato fizesse tudo o que está ao seu alcance, contando com a graça divina para uma verdadeira mudança de vida, muitos dos problemas que estão presentes na nossa sociedade já estariam superados. Portanto, que cada um olhe para si, se descubra pecador e se converta, para contribuir de fato com a conversão do mundo."

Abraços.

Manoel Humberto.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Compromisso com a ética

Prezadas e prezados!

Há momento que o importante é agir e não simplesmente discursar. Por isto, entendo que a iniciativa correta é esta. Enquanto o Legislativo não vota o Projeto de Lei “Ficha Limpa”, que os partidos políticos neguem legenda aos candidatos Fichas Sujas.
Perfeitamente aprovada a decisão dos partidos citados na matéria abaixo. É necessário a ética na política.

Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.

“brasil

03/05/2010 - 17h34

PPS, PV e DEM impedem "fichas-sujas" de concorrer às eleições deste ano
colaboração para a Folha
PPS, PV e DEM são os partidos que, até agora, impediram oficialmente que candidatos com ficha suja concorram sob suas legendas nas eleições deste ano. Os três partidos publicaram resoluções que tiram automaticamente da disputa aqueles que tiverem alguma pendência na Justiça de modo parecido com o que prevê o projeto da ficha limpa, previsto para ser votado amanhã (04) no Congresso.
Pelo texto original, de iniciativa popular, o projeto previa inelegibilidade de candidatos condenados em primeira instância por um colegiado de juízes. Em revisão na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, o projeto passou por modificações.
O deputado José Eduardo Cardozo (PT), relator do projeto, propôs que o candidato condenado em segunda instância pode apresentar efeito suspensivo contra a condenação. Nesse caso, haverá prioridade para o julgamento do recurso, o que, segundo o relator, irá acelerar a decisão. Caso o recurso seja rejeitado, o registro da candidatura é cassado.
Diante da pressão popular --foram cerca de 1,6 milhão de assinaturas a favor da aprovação do projeto até agora--, partidos de oposição e da base aliada do governo federal que não vaticinaram qualquer tipo de punição a candidatos ficha-suja têm se mostrado favoráveis ao projeto. É o caso de PT, PSB e PSDB, que assinaram pela votação.
No caso petista, porém, há indicativo de que o próprio Cardozo irá colocar na pauta da próxima reunião da executiva do PT discussões sobre resolução semelhante. Caso o projeto seja votado amanhã e valha para as próximas eleições, no entanto, a decisão valerá para todos os partidos.”

segunda-feira, 3 de maio de 2010

EXPRESSÃO DISCRIMINATÓRIA?

Prezadas e Prezados!

Por motivos particulares, há semanas, que sá mês, não publico qualquer artigo no meu Blog, nem envio artigos para os Amigos do icoenoticia.com, porém, ao ler a matéria abaixo, não me contive e externo minha inteira reprovação ao velado sentimento de discriminação da candidata à Presidência da República Dilma Russeff.
Limito-me a, simplesmente, exercer minha reprovação ao infeliz pronunciamento da Senhora Dilma Rousseff e, conforme minhas convicções religiosas, perdoá-la. Assim como já perdoei todas as pessoas que me discriminaram como NORDESTINO.
Saibam, dói muito ser discriminado. Mas se há algo que me orgulha É, EM TODOS OS EVENTOS QUE PARTICIPO, APRESENTAR-ME COMO “CEARENSE, NASCIDO NO SÍTIO TRAPIÁ, MUNICÍPIO DE ICÓ”. Esta é a minha marca registrada.

Vejam a íntegra da matéria abaixo.

MANOEL HUMBERTO LUIS MOREIRA
Advogado


“FONTE: UOL.COM.BR
“brasil”

03/05/2010 - 12h34

Em novo "escorregão", Dilma diz que retirantes migravam do Nordeste "pro Brasil".

RANIER BRAGON
da Sucursal de Brasília
A petista Dilma Rousseff cometeu uma gafe em entrevista gravada que concedeu à sua própria assessoria e que foi ao ar na noite desse domingo. Ao falar do filme "Vidas Secas" (1963), de Nelson Pereira dos Santos, a pré-candidata à Presidência disse que a história retrata "todo o problema da miséria, da pobreza, da saída das pessoas do Nordeste pro Brasil".
PT entrará com ação contra PSDB por uso de verba pública em evento evangélico
DEM apresenta nova representação contra Lula por festa da CUT do Dia do Trabalho
Painel: De olho no voto feminino, Dilma aposta na proximidade com dona Marisa
Pimentel amplia vantagem sobre Patrus em apuração de votos do PT-MG
O vídeo com a entrevista está disponível no site da petista --www.dilmanaweb.com.br e faz parte da estratégia de disseminar o discurso de Dilma pela internet e em rádios do interior do país. Na semana passada, o site começou a veicular áudios de 5 minutos com entrevistas temáticas, para rádios. Ontem, o modelo foi estendido ao vídeo.
Nessa entrevista, ela falou sobre cultura e respondia a perguntas de seu "guru" para a campanha virtual, Marcelo Branco. Ela disse, entre outras coisas, que o governo Lula aumentou de R$ 300 milhões para R$ 2,2 bilhões os investimentos no setor.
Dilma falou sobre "Vidas Secas" quando relatava debates em que participou no Centro de Estudos Cinematográficos, em Belo Horizonte, durante sua mocidade. O filme é baseado no clássico de 1938 do alagoano Graciliano Ramos (1892-1953).
O "escorregão" de Dilma foi apontado pelo leitor da Folha Online Osvaldo Castro. Nos áudios da semana passada, também produzidos por sua assessoria, a pré-candidata se referiu ao presidente da República em 1909 como sendo, "eu acho", Arthur Bernardes. Na verdade, Affonso Penna foi o presidente até junho daquele ano, quando morreu. Nilo Peçanha assumiu e concluiu o mandato, até 1910. Bernardes só viria a ocupar o mesmo posto 12 anos depois, em 1922.
Neste ano, Dilma já havia confundido nomes de pessoas e cidades. Em fevereiro trocou Governador Valadares (MG) por Juiz de Fora (MG) e em abril chamou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, de "Paulo César". Seu adversário, José Serra (PSDB), também passou recentemente por situação similar: ao lançar sua pré-candidatura, anunciou que o ex-governador do Pará Simão Jatene era de Rondônia.”

domingo, 4 de abril de 2010

Precisamos mudar "espiritual e moralmente"

Prezadas e Prezados!
A mensagem pascal do Papa Bento XVI, transmitida hoje ao mundo, nos convoca a uma reflexão profunda sobre nosso comportamento como pessoas humanas. Percebe-se sua imensa preocupação com a falta de comprometimento moral e ético de muitos para terem o "poder a qualquer preço". É o que presenciamos na atualidade.

E a transferir essa triste realidade para nosso Brasil, principalmente neste ano de eleição, vemos a necessidade de mudança no comportamento de muitas pessoas.

Diz, na mensagem, que a humanidade atravessa uma crise profunda que requer "mudanças profundas a partir da consciência" com uma "conversão espiritual e moral".

Esta afirmação obriga-nos a pensar seriamente em usarmos as instituições comprometidas com a ética na política para que possamos implantar, como pede Sua Santidade, uma "libertação integral, capaz de renovar cada dimensão humana, pessoal e social.

Pensemos em ações para com este compromisso. Assim, efetivamente mudaremos o comportamento de muitas pessoas pervertidas ao "poder a qualquer preço".

Abraços.

Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A PESSOA HUMANA ACIMA DE TUDO

Prezadas e Prezados!

Sou torcedor do Santos Futebol Clube, contudo, acima de tudo, sou amante dos valores referenciais da vida. Infelizmente, hoje, dia da celebração da Paixão de Jesus Cristo, leio a noticia transcrita abaixo:

"Quinta-feira, 01 de abril de 2010 - 23:08
Craques santistas causam mal-estar

As principais estrelas do Santos causaram constrangimento e decepção no início da tarde desta quinta-feira, quando o clube visitou o Lar Espírita Mensageiros da Luz, em Santos. A instituição, que cuida de 34 pessoas com paralisia cerebral, esperava pela visita de Neymar, Robinho, Paulo Ganso e companhia.

O ônibus levando todo o elenco até foi ao local, porém apenas 11 jogadores chegaram a entrar na instituição, para doar 600 ovos de Páscoa. Foram eles: Felipe, Wladimir, Edu Dracena, Zé Eduardo, Arouca, Pará, Gil, Maikon Leite, Breitner, Zezinho e Wesley.

Robinho e Neymar nem esboçaram a intenção de descer do ônibus. Já Ganso estava entrando no centro espírita quando foi chamado por alguém do ônibus alvinegro e não apareceu mais.

O técnico Dorival Júnior desaprovou a decisão de seus craques. “Já escutei comentários que os jogadores não desceram por uma questão religiosa, mas não tem nada a ver. Temos de esquecer isso e pensar apenas no maravilhoso trabalho que é feito nessa instituição. E eles estão precisando de ajuda. Aqui, é o ser humano que precisa ser valorizado.”

Concluo, portanto, que não temos o direito de negar solidariedade aqueles que necessitam do nosso gesto de amor ao nosso irmão, independente do seguimento de fé que eventualmente escolha para si. O comportamento das principais "estrelas" atuais do Santos FC. é inteiramente reprovável. E louve-se as palavras do técnico Dorival Júnior.

Admitamos, a pessoa humana deve sempre ser valorizada acima de tudo.

Abraços.

Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

DEPENDÊNCIA QUIMICA, PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Prezadas e Prezados!

Ontem assisti um pronunciamento, de aproximadamente 6 (seis) minutos de duração, na Câmara dos Deputados, feito pelo Deputado Federal Alceni Guerra, do Partido Democratas, do Estado do Paraná.

O Deputado Alceni falou sobre sua visita à Buenos Aires – Argentina, na companhia de outro colega da Casa a um Psiquiatra, cujo nome me foge no momento. Segundo o Parlamentar trata-se de um dos maiores especialistas no trato dos problemas da dependência química, especialmente da dependência ao Crak.

Afirmou o Deputado que ouviu do Especialista a afirmativa de que os Políticos brasileiros não sabem lidar com o problema da dependência química. Tratam-na como um problema social, quando o problema é de saúde pública.

Precisou ir a Buenos Aires ouvir o que a CNBB, através da Pastoral da Sobriedade, espalhada em inúmeras Paróquias no Brasil, e cuja sede nacional é em Curitiba, Cidade do Deputado, afirma, baseada em números reais a mesma conclusão.

E ainda com o pensamento no discurso de ontem, do Deputado Alceni Guerra, leio, hoje, na Folha Online, a não menos preocupante notícia a seguir:

“24/02/2010 - 12h43
Abuso de remédios cresce no mundo e supera uso de drogas, diz ONU
da Reutersda Folha Online
O uso abusivo de remédios prescritos cresce rapidamente no mundo todo, e o número de viciados em medicamentos já supera o de usuários de cocaína, heroína e ecstasy combinados. O alerta foi feito pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), da ONU, que divulgou hoje um relatório sobre drogas em Viena (Áustria).
Veja aqui o relatório completo da Jife.
"As pessoas tendem a achar que o abuso de medicamentos prescritos é apenas um uso inadequado de substâncias para tratar problemas de saúde. Mas esses incidentes são frequentemente resultado de um vício que pode ser tão letal como a dependência de drogas como a heroína ou a cocaína", diz o documento.
Produção de cocaína diminui na América do Sul, diz relatório da ONUONU alerta para aumento de laboratórios de drogas no Brasil
A Jife afirmou que a morte de diversas celebridades no ano passado, como o cantor Michael Jackson, chamaram a atenção para o uso exagerado de remédios prescritos. Nos Estados Unidos, país do cantor, 6,2 milhões de pessoas abusaram destes medicamentos em 2008, perdendo em número apenas para o consumo de maconha.
A tendência, contudo, está se espalhando por todo o mundo nos últimos anos, segundo Hamid Ghodse, diretor do Centro Internacional de Política de Drogas da Universidade St George, em Londres, e um dos autores do relatório.
"[O abuso] precisa ser combatido urgentemente", alerta Ghodse, que ressaltou a dificuldade em se conseguir dados sobre o uso abusivo de farmacêuticos, que é um "problema escondido".
O relatório afirma que, na Alemanha, entre 1,4 milhão e 1,9 milhão de pessoas são viciadas neste tipo de droga. Já no Canadá, entre 1% e 3% da população abusam dos chamados opioides.
Em vários países europeus --como França, Itália, Lituânia e Polônia-- a porcentagem de estudantes que revela usar sedativos ou tranquilizantes fica entre 10% e 18%.
O consumo é alimentado, segundo a Jife, é por farmácias ilegais na internet que vendem remédios roubados por todo o mundo. A Jife pediu aos países que monitorem mais de perto as farmácias on-line ou que as fechem.”

Contudo fica uma esperança, o Deputado falou que fará tudo para que seja formada uma comissão para elaborar um Projeto de Lei para cuidar melhor do assunto.

Deputado Alceni Guerra, informo que no próximo dia 06 de Março, estaremos reunidos no Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Campo Limpo – São Paulo – SP., na sede do CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Ensino Popular de Campo Limpo e, por incrível que pareça já consta na pauta a formação de um Movimento para a criação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, com o objetivo de tratar do tema. Poderemos caminhar juntos neste que é, inquestionavelmente, o mais árduo dos desafios.
Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Brasilia e seus eleitos

Prezadas e Prezados!

Após o estouro das denúncias dos mensaleiros de Brasilia tivemos, a queda do então Presidente da Câmara do Distrito Federal, a prisão do Governador Arruda e hoje a renúncia do Governador Paulo Otávio.

Conudo, entristece-me ter que me reportar ao artigo escrito ontem: "Polítcos, quando candidatos, mentem?"

Ocorre que, até o momento, os envolvidos no mar de lama - que nos desculpe o mar de lama pela comparação - quando candidatos, aos respectivos cargos eletivos, foram alvo de denúncias de desmandos no exercício de mandatos anteriores.

José Roberto Arruda renunciou ao mandato de Senador - Líder do PSDB no Senado.

Paulo Otávio teve o nome ligado a várias atividades suspeitas no ramo imobiliário e no exercício de mandatos de Deputado Federal e outros.

O ex-Presidente da Câmara dos Deputados do Distrito Federal - Brasilia - foi alvo de várias acusações.

Todas as denúncias foram amplamente exploradas, por seus opositores, claro, durante a campanha eleitoral para Governador; Vice-Governador e Deputado Distrital de Brasilia.

O que aconteceu?

Foram votados maciçamente e eleitos para os cargos disputados.

Provavelmente, hoje, se fizerem uma consulta aos eleitores do Distrito Federal, 99% responderia não haver votado em nenhum dos três.

Então vem-me a pergunta: QUEM OS ELEGEU?

EU TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE NÃO FORAM ELEITOS COM OS VOTOS MEU, DA MINHA AMADA ESPOSA LIGIA, NEM DE NENHUM DOS NOSSOS FILHOS, CARLOS HUMBERTO E LUIS HENRIQUE, pois, nosso domicilio eleitoral é na Cidade de São Paulo - SP.
Diga-se, aliás, fosse o nosso domicílio eleitoral em Brasilia, nenhum seria nosso escolhido.

Esta assertiva só corrobora a tese de que os políticos não mentem durante suas campanhas. O eleitor é que se permite votar em déspotas. Contudo, a afirmativa é real: Foram eleitos.

Deixo, então, a pergunta: QUEM OS ELEGEU?


Abraços!

Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

POLÍTICOS, QUANDO CANDIDATOS, MENTEM?

Prezadas e Prezados!
Em um Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Campo Limpo, São Paulo - SP., no CDHEP - Centro de Direitos Humanos e Ensino Popular de Campo Limpo, nos debates sobre o comportamento dos políticos, candidatos a cargos eletivos, afirmei que os Senhores candidatos não mentem. Simplesmente omitem algumas verdades. O silêncio foi quase absoluto. Até que alguém o quebrou: "Não entendi".
Continuei: Explico.
Os candidatos adversários e os partidos serviçais, alugados para falar o que os que deveriam fazer não o fazem, macular as candidaturas indesejadas, conseguem, não se sabe como, revelar as mazelas dos outros candidatos que, em contra partida revelam as suas. Contudo, o povo não acredita. E os reelegem seguidamente.
O que temos?
Casas Legislativas ocupadas por representantes que beiram a indignidade de exercer qualquer representação. Veja-se a podridão que foi os anões do orçamento, os aloprados do PT, os mensaleiros da base do Governo Federal, os mensaleiros de Brasilia, e tantos outros exemplos dignos de citação.
Digo isto para me referir à notícia que li hoje no Sitio "folha.uol.com.br", cujo conteúdo trata dos 24 (vinte e quatro) Vereadores que respondem a processo e correm o risco de perderem seus respectivos mandatos.
É extremamente preocupante, pois, dos 55 (cinquenta e cinco) Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, 43,6% podem perder a representação popular.
Detalhe, dos 24 nomes no mínimo 15 tive o cuidado de citar, na oportunidade; pois, já eram alvo de denúncias de algum tipo de atos suspeitos. Ao que parece, quase a totalidade dos 24 nomes foi reeleita.
Diante de tantas evidências, ouso repetir:
Políticos candidatos a cargos eletivos não mentem ou, se assim o quiserem, omitem verdades. O eleitor é que ignora as denúncias feitas e, sabe-se lá por que, persistem no GRAVE ERRO DE ESCOLHER pessoas erradas para representá-los.
Pensemos nas escolhas corretas em 2010.
Abraços!
Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 ECUMÊNICA

Hoje, devemos refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, que é comum a todas as Igrejas Cristãs.

O tema é por demais delicado: "Vocês não podem servir a DEUS e ao dinheiro"(Mt.6,24).

Sabemos que muitos cristãos, em nome de seus projetos pessoais, servem fielmente ao Dinheiro, quero dizer ao sistema capitalista.

Esses muitos, cristãos, colocam em segundo plano Valores que deveriam permanecer sempre em primeiro. Nessa linha de pensamento e ações, a Família, a Comunidade onde reside, são meros detalhes. O que lhes importa mesmo são as conquistas profissionais. A ascenção na carreira, os elogios dos superiores hierarquicos, etc.

Ao final, são recompensados com a solidão, com o afastamento das pessoas que realmente os amam e se tornam infelizes.

Certamente a opção por servir mais a DEUS lhes traria melhor conforto e FELICIDADE.

Por isto, devemos ter a SOBRIEDADE em servir a DEUS primeiramente e por consequencia das necessidades de meios para suprir a sobrevivência, não sermos serviçais do Dinheiro, mas, sim, atrvés do nosso trabalho sério, ético e legal sermos recompensados com o suficiente para vivermos com dignidade e descencia.

Desprezemos, portanto, a ganância de querer termos sempre mais.

É exatamente em nome da devastadora síndrmoe de ser o maior que as, já, grandes empresas nacionais e multi nacionais "compram-se", "vendem-se", "fundem-se" umas às outras, para se dizerem MAIORES. E neste rastro veem as centenas de milhares de demissões.

No rastro do desemprego e da falta de oportunidades, origina-se a violência e abre-se espaço parra que o flagelo das drogas seja inserido no seio da sociedade.

Vem, assim, o saudosismo de uma antiga propaganda da então Distribuidora de Derivados de Petróleo, Atlantic, que usava o ex-jogador de futebol Roberto Rivelino para afirmar: "Quem não é o maior tem que ser o melhor."

Decorre desse raciocínio a questão: Por que os "CEOs" substituiram este pensamento da opção da qualidade pelo da quantidade?

Fica, ainda, uma pergunta: Se o ser MELHOR sobrepujasse o ser MAIOR, estaríamos diante da opção coerente com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010?

Pensemos no futuro das PESSOAS HUMANAS. As PESSOAS JURÍDICAS jamais podem sobrepujá-las. Se assim pensarmos, poderemos estar mais próximos do servir ao Dinheiro do que do servir a DEUS. E não esqueçamos, como FILHOS DE DEUS, DEVEMOS, SEMPRE, SERVI-LO MAIS, ATÉ POR AMOR A NÓS MESMOS.
Abraços.
MANOEL HUMBERTO LUIS MOREIRA
Advogado.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010

Na semana antecedente à do Carnaval 2010, a imprensa falada, escrita e televisada ocupou espaço para noticiar a prisão, especificamente, do "futuro" Ex-Governador do Distrito Federal, Senhor Arruda. Diga-se, medida correta, porém tardia.
Sei que muitos políticos brasileiros comemoraram, politicamente claro, a decisão do Judiciário ao determinar a prisão do Sr. Arruda.
Ainda é possível que algumas milhares de pessoas se lembrem do real motivo que o levou à prisão. Prioritariamente em consequencia do flagrante do recebimento de dinheiro em situação mais que suspeita, assim como também dos demais componentes do grupo - quadrilha? - recebendo dinheiro e colocando em sacolas, meias, bolsos de paletós, dentro de calças, sei lá onde mais. Claro, exagerei um pouco? Se o fiz, desculpem-me.
Saibam, o que milhões não se lembram, porém, muitos políticos comemoram este esquescimento é do também "Mensalão do PT" onde pessoas transportavam dinheiro até nascuecas.
O que aconteceu com os políticos na época? Quantos detentores de mandatos foram presos?
Contrariamente, vários até foram reeleitos. Que me lembre, para não trair a tradição do esquescimento do brasileiro, só em São Paulo, tivemos as reeleições de João Paulo, José Jenuino, Valdemar da Costa Neto e mais alguns que não me vêm à mente no momento. Certamente em outros Estados também houve reeleição de envolvidos. Em medida estritamente eleitoreira, caçaram os mandatos de José Dirceu, de São Paulo, e de Roberto Jefferson, do Rio de Janeiro.
Grandes punições!
José Dirceu continuou nos bastidores do Poder Nacional e do PT. Roberto Jefferson, além de influenciar decisivamente na eleição de uma filha e, ao que parece, de um filho, Deputados no Rio de Janeiro, mantem-se à frente das decisões do seu Partido, o PTB, que, aliás, faz parte da base governista.
Lembremos, ainda, que o Roberto Jefferson falou da Tribuna que avisara ao Presidente Lula sobre o Mensalão. E disse que falara para o "Zé" (José Dirceu) se afastar pois iria sobrar para o Presidente.
Não estou a inventar absolutamente nada. Apenas relato o que li, ouvi e vi na imprensa Nacional.
É por essas que devemos manter nossas mentes alertas.
O Arruda passa o Carnaval 2010 na cadeia.
Quem deveria ter passado o Carnaval 2008 e, ou, 2009 na Cadeia?
E os "Aloprados" do Dossiê do PT?
Este artigo não é partidário, mas sim, de sentimento da necessidade de ética na política.
O Carnaval de 2010 tem a ver com a política por tudo que se vê nas localidades das festa de Momo: Serra em REcife, Salvador, etc.; Dilma em Salvador, Rio de Janeiro, etc.; os "líderes regionais" como verdaderios babões ao lado dos futuros candidatos majoritários.
Eles estão de volta. Diga NÃO e procure alternativas melhores. Elas existirão.
Bom Carnaval 2010. Quero dizer, Bom voto 2010!
São Paulo, 16 de Fevereiro de 2010.
Manoel Humberto Luis Moreira

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MINHA VISÃO SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2010 PARA CIRO GOMES

MINHA VISÃO SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2010 PARA CIRO GOMES

No mes de Março de 2009, escrevi neste espaço, um artigo sobre o nosso Político, Ciro Gomes. Questionei sua trajetória política, por saber que em um ponto é coerente e, ao que parece, fiel. É quanto aos seus laços de amizade com o, também noso, Político, Tasso Jereissate.

O que me intriga nessa trajetória é a atual postura do Ciro Gomes, em se posicionar como o "único candidato que pode bater no PMDB e no PSDB". Essa posição de batedor foi veiculada nos sitios "Folhaonline.com.br", "Esdadao.com.br", "Opovo.com.br", "Diariodonordeste.com.br", "Correiobraziliense.com.br", "Terra.com.br", "Oglobo.com", e mais uns quatro que visitei; além dos jornais, em seus cadernos de política.

Efetivamente, quero estar errado no ponto de vista que desenvolvi sobre o político Ciro Gomes, ou seja: a minha maior decepção política dos últimos anos; quero rever minha posição e reescrever aquele artigo de Março de 2009 e ao final me desculpar pela injustiça que escrevi. Contudo, provavelmente terei este trabalho, talvez por forças das circunstâncias políticas que o futuro nos reserva.

Como sou um amante das questões políticas, apesar do meu anonimato político, porém um brasileiro atento a todos os acontecimentos no Brasil e no mundo, registro minha análise sobre o ano de 2010 e as eleições para Ciro Gomes. Entendo, portanto, que só lhe restará duas alternativas com relação às eleições: ou mantém a candidatura a Presidência da República, ou não se candidata a nenhum cargo eletivo. Por que? Simplesmente porque o eleitor de São Paulo não é tão fácil de ser conquistado por quem não tem histórico de vida política no Estado, e, possivelmente, será difícil até uma eleição para a Câmara Federal, por São Paulo.

Abraços!

Manoel Humberto Luis Moreira

Advogado.