quinta-feira, 26 de março de 2009

DISCURSOS INFLAMADOS NO SENADO

Em resposta às denúncias de doações supostamente ilegais para partidos políticos, entre eles o DEM, PSDB, PMDB, PP e PS, vários Senadores dirigiram-se à tribuna do Senado para espancar as supostas denúncias. Os Senadores Flexa Ribeiro, Tasso Gereissate, Mário Souto - o mais inflamado - entre outros, foram enfáticos na afirmaão de que "sempre que cai a popularidade do Presidente Lula a Polícia Federal age com pirotecnia para tirar o foco da situação desfavorável ao Presidente".
Enquanto os Senadores discursavam, as câmaras das redes de televisão registravam as prisões da Diretora da Daslu e de um Diretor da Construtora Camargo Correa. Prisões efetuadas, claro, pela Polícia Federal. Seria coincidência?
E nos noticiosos noturnos assiste-se o Sr. Ministro da Justiça insinuar que a ação da Polícia Federal não é pirotecnia. E o tempo dispensado para as notícias sobre as doações "ilegais" efetuadas pela Camargo Correa é mais que o dobro do tempo que os Senadores tiveram para se explicarem.
Pelo visto, as práticas coronelistas da política brasileira sairam dos grotões para as ruas vielas urbanas.
Será que os "Coronéis" desleixaram-se e deixaram os bigodes serem absolvidos pelas barbas?
Ou sera que os cidadãos brasileiros têm que manterem suas barbas de molho para não serem pegos de suspresa em alguma escuta telefônica?
Que caminho toma a nossa Democracia?
Na realidade, não me consta que o atual Presidente haja brigado, apanhado em luta por Democracia. Ele lutou, sim; apanhou, sim; como sindicalista.
Lembro-me do debate para Governador de São Paulo, em 1982, na TV Bandeirantes onde o então candidato Lula adverte o, também, candidato Franco Montoro:
"Pô Montoro, parece que você tá do lado dos empresários."
Ao que o advertido respondeu:
"Lula, ninguém governará São Paulo sem dialogar com os empresários."
E, com quem o atual Presidente dialoga agora??
Os Brasileiros precisam estar atentos a tudo e a todos.
Governo sem escrúpulos é governo sem princípios. A Democracia brasileira não merece atos inescrupulosos. O Brasil é o exemplo da união entre povos. Que seja, através de seus dirigentes, exemplo de dignidade e respeito à dignidade das pessoas humanas.
São Paulo, 26 de Março de 2009.
Manoel Humberto Luis Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário