Prezadas e Prezados!
O ano 2010 passou e não pensemos que com ele foram todos os problemas que nos afligem. Contrariamente, caso não tomemos cuidados, eles se avolumarão. Portanto, que neste ano 2011 procuremos amenizar aquele oriundos do ano 2010 e evitar a criação dos novos e evitáveis. Afinal, os inevitáveis, assim o são por suas decorrências não dependerem exclusivamente de nós.
Feitas estas considerações iniciais, saúdo às pessoas que têm a paciência de ler este artigo e relato um pouco do muito que vi, vivi e aprendi nessas dezenas de dias que passei no Sítio Trapiá, no Município de Icó - Ce., assim, como também, no povoado adotado por amor, Guassussê - Orós - Ce.
Em Icó, tive a oportunidade de participar da "Festa do Senhor do Bonfim". Festa religiosa onde a quantidade de participantes supera a casa dos dois dígitos e a fé dos fiéis - do Senhor do Bonfim - fica patente por sua estampa nas feições de cada participante. O novenário, a Missa, a Procissão e a Subida do Senhor do Bonfim, no dia 06.01.2011, foram marcantes e muito próximas da perfeição.
Como já falado em outras oportunidades, repito, o ponto negativo foi o aproveitamento politiqueiro no encerramento da Processão e da celebração da subida do Senhor do Bonfim ao altar. E, justiça se faça, a iniciativa do lamentável aproveitamento politiqueiro foi de ninguém menos que o Pároco de Icó, Padre Lázaro. E, claro, liberou um microfone na mão de um político, o resultado é o que se viu. Postura de salvador da pátria e até de promotor de Santuário. Um pena!
Na adotada - por amor - Guassussê - Orós - Ce., especificamente no Sítio Aroeiras, da família do ilustre Amigo Zé Vicente, vivi um dos momentos mais ilariantes, "O Encontro dos Profetas do Tempo". Neste encontro reunem-se pessoas de grande conhecimento das particularidades da Mãe Natureza. Profetas que sabem identificar os sinais da Natureza e afirmar se o ano será de bom inverno ou não. Chegam ao ponto de dizerem se teremos muita chuva e poucos grãos. Realmente são verdadeiros observadores dos sinais naturais. Movimento de formigas em determinada semana, barra do nascer do sol em detrminadas datas, experiência do dia de Santa Luzia, Carrilhão de São Tiago, Canto dos sapos fora de dias chuvosos, posição de determinadas estrelas no firmamento. E, pasme, segundo informações, deficilmente erram suas profecias.
Um evento digno de registro e de acompanhamento. Ganhei muito, pois, revivi momentos da minha infância que já estavam adormecidos na mente pelo tempo.
Posso resumir afirmando que foi um dos melhores inícios de ano para mim. Não só pelo fato de está na companhia da Mamãe, de alguns irmãos e irmãs, de sobrinhos primos e amigos de infância que não nos víamos ha anos, mas, principalmente por, despertado pelo relacionamento do sitio eletrônico "icoenoticia.com" alimentar a vontade de reaver valores que jamais poderíamos deixar adormecidos.
Registro, portanto, os sinceros agradecimentos a toda a equipe do icoenoticia.com por haverem despertado em mim, ao longo do ano, a vontade de reviver muito da minha história.
Abraços!
Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário