terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Cidade Vitória dos brasileiros.
Hoje, 25 de Janeiro de 2011, é impossível permanecer sem prestar uma homenagem, por mínima que seja, a esta que, podemos afirmar, é a "Cidade vitória dos brasileiros": SÃO PAULO.
Para cá vieram, de todas as localidades do Brasil, das Américas e de quase todo o mundo, pessoas com a mesma esperaçna: VENCER.
Entre as milhões de pessoas anônimos e de notáveis, certamente não há uma só que não reverencie SÃO PAULO como a Cidade adotada para VENCER.
Quem aqui chegou e não se omitiu aos desafios, sem excessão, VENCERAM.
Muitos claudicaram. Muitos até se permitiram exterminar. Contudo, a esmagadora maioria é vencedora. E assim se fizeram porque encontraram a Cidade à sua espera.
A "Selva de Pedra" sempre teve suas feras, porém, quem chegou com disposição para atingir os objetivos traçados, abateu a todas e se inseriu no rol dos VENCEDORES.
SÃO PAULO! a "Cidade Vitória dos brasileiros", permanece de braços abertos à humanidade. Mantém a oferta de oportunidades a todas as pessoas que aqui chegam com o mesmo objetivo: VENCER.
SÃO PAULO, os sinceros agradecimentos, e os mais festivos PARABENS por seus 457 anos comemorados com tanta alegria que as águas cairam do firmamento mais do que se esperava!
Certamente é a simbologia do abraço de cada "paulista" que, representado em cada pingo de chuva, inundou a Cidade com tanto amor que se sente por esta "Cidade Vitória dos brasileiros e de todas as pessoas que por aqui passaram ou permanecem.
São Paulo, 25 de Janeiro de 2011
Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
MCCE e Indicação ao STF
Prezadas e Prezados!
Há instituições que por si dispensam qualquer comentário, de tão acreditada que é. Certamente, poucas se enquadram nesta condição como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE. Por esta razão, é gratificante a iniciativa do MCCE em inovar ao indicar um nome para preencher a 11ª vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF.
Concordo e aprovo a iniciativa e entendo que já se poderia pensar em iniciar-se um movimento para que esse tipo de indicações partissem de determinados seguimentos da sociedade, precipuamente das instituições jurídicas como a OAB, as Associações de Magistratura, Associações de Minitério Público, Cortes do Judiciário, etc.
Para melhor entendimento, transcrevo matéria do www.estadao.com.br:
"Grupo da Ficha Limpa ‘lança’ candidato ao STF
Essa vaga surgiu com a aposentadoria, em agosto do ano passado, do ministro Eros Grau
20 de janeiro de 2011 | 19h 40
Gabriel Manzano, de O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - Depois do sucesso da campanha pela Lei da Ficha Limpa, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) decidiu dar outro passo na campanha por maior participação da sociedade na vida política: "lançou" o nome do juiz Marlon Reis, do Maranhão, como candidato à 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Essa vaga surgiu com a aposentadoria, em agosto do ano passado, do ministro Eros Grau. O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, vem sendo apontado como "o grande favorito" para a indicação, que será decidida pessoalmente pela presidente da República. "Mas sua confirmação no posto, por Dilma Rousseff, deixou no ar uma incerteza e estamos aproveitando esse momento para puxar essa discussão, a da escolha de ministros do Supremo, para uma maior participação da sociedade", explica o arquiteto Francisco Whitaker, um dos militantes do MCCE.
Juiz de Direito no Maranhão, Reis destacou-se na defesa de duas leis de iniciativa popular - a que pune compra de votos, aprovada em 1999, e a da Ficha Limpa, do ano passado. Na primeira delas, formou grupos de juízes e promotores, em seu Estado, para fiscalizar a compra de votos. Reis preside, também, a Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe).
Autor da iniciativa, o promotor Affonso Ghizzo Neto, de Santa Catarina, afirma que, "além da qualidade técnica e ética", o nome de Marlon pode "trazer a pressão popular para a indicação do novo ministro do Supremo". Segundo Whitaker, "a receptividade das associações ligadas ao MCCE tem sido enorme"."
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Ano novo, novidades!
O ano 2010 passou e não pensemos que com ele foram todos os problemas que nos afligem. Contrariamente, caso não tomemos cuidados, eles se avolumarão. Portanto, que neste ano 2011 procuremos amenizar aquele oriundos do ano 2010 e evitar a criação dos novos e evitáveis. Afinal, os inevitáveis, assim o são por suas decorrências não dependerem exclusivamente de nós.
Feitas estas considerações iniciais, saúdo às pessoas que têm a paciência de ler este artigo e relato um pouco do muito que vi, vivi e aprendi nessas dezenas de dias que passei no Sítio Trapiá, no Município de Icó - Ce., assim, como também, no povoado adotado por amor, Guassussê - Orós - Ce.
Em Icó, tive a oportunidade de participar da "Festa do Senhor do Bonfim". Festa religiosa onde a quantidade de participantes supera a casa dos dois dígitos e a fé dos fiéis - do Senhor do Bonfim - fica patente por sua estampa nas feições de cada participante. O novenário, a Missa, a Procissão e a Subida do Senhor do Bonfim, no dia 06.01.2011, foram marcantes e muito próximas da perfeição.
Como já falado em outras oportunidades, repito, o ponto negativo foi o aproveitamento politiqueiro no encerramento da Processão e da celebração da subida do Senhor do Bonfim ao altar. E, justiça se faça, a iniciativa do lamentável aproveitamento politiqueiro foi de ninguém menos que o Pároco de Icó, Padre Lázaro. E, claro, liberou um microfone na mão de um político, o resultado é o que se viu. Postura de salvador da pátria e até de promotor de Santuário. Um pena!
Na adotada - por amor - Guassussê - Orós - Ce., especificamente no Sítio Aroeiras, da família do ilustre Amigo Zé Vicente, vivi um dos momentos mais ilariantes, "O Encontro dos Profetas do Tempo". Neste encontro reunem-se pessoas de grande conhecimento das particularidades da Mãe Natureza. Profetas que sabem identificar os sinais da Natureza e afirmar se o ano será de bom inverno ou não. Chegam ao ponto de dizerem se teremos muita chuva e poucos grãos. Realmente são verdadeiros observadores dos sinais naturais. Movimento de formigas em determinada semana, barra do nascer do sol em detrminadas datas, experiência do dia de Santa Luzia, Carrilhão de São Tiago, Canto dos sapos fora de dias chuvosos, posição de determinadas estrelas no firmamento. E, pasme, segundo informações, deficilmente erram suas profecias.
Um evento digno de registro e de acompanhamento. Ganhei muito, pois, revivi momentos da minha infância que já estavam adormecidos na mente pelo tempo.
Posso resumir afirmando que foi um dos melhores inícios de ano para mim. Não só pelo fato de está na companhia da Mamãe, de alguns irmãos e irmãs, de sobrinhos primos e amigos de infância que não nos víamos ha anos, mas, principalmente por, despertado pelo relacionamento do sitio eletrônico "icoenoticia.com" alimentar a vontade de reaver valores que jamais poderíamos deixar adormecidos.
Registro, portanto, os sinceros agradecimentos a toda a equipe do icoenoticia.com por haverem despertado em mim, ao longo do ano, a vontade de reviver muito da minha história.
Abraços!
Manoel Humberto Luis Moreira
Advogado.